Modalidades:
Sessões orais temáticas – Nesta sessão os trabalhos serão apresentados de forma presencial, sendo organizados por temas. Será alocado um tempo de 30 minutos por trabalho, sendo: 20 minutos para apresentação, 5 minutos para questões e discussão e outros 5 minutos para preparação da próxima apresentação.
Sessões de pôsteres – Nesta sessão, os trabalhos serão apresentados em forma de pôster, com um horário específico designado para explanações. Especificações acerca das dimensões dos pôsteres serão comunicadas aos autores quando do recebimento da carta de aceitação.
Sessões de demonstração – Nesta sessão serão apresentados trabalhos que necessitem de demonstrações práticas, incluindo pequenas apresentações artístico-musicais e demonstrações de cunho tecnológico. A princípio, serão alocados 30 minutos por demonstração, sendo 5 minutos para preparo, 20 para apresentação e outros 5 para questões e discussão. Demonstrações mais longas poderão ser aceitas, ficando a critério do comitê científico. Cabe ao(s) autor(es) providenciar(em) todo e qualquer material (equipamentos eletrônicos, instrumentos musicais, softwares e outros) a ser utilizado para a sessão de demonstração. A Escola de Música tem, entretanto, algum equipamento que poderá ser cedido mediante consulta.
Trabalhos de alunos de graduação (iniciação científica e monografia)
O comitê científico do SIMCAM incentiva o envio de trabalhos de alunos de graduação que estejam participando de programas de iniciação científica ou monografias de conclusão de curso. Estes trabalhos serão considerados para a modalidade pôster. A fim de valorizar o desenvolvimento da pesquisa científica na área de cognição e artes musicais, o melhor pôster de aluno de graduação será premiado.
Apreciação por parte do comitê científico
A apreciação dos trabalhos será feita por um comitê científico composto por renomados especialistas de diversas áreas, do Brasil e do exterior, usando o processo de blind-review.
Os aceites ou recusas de trabalhos serão divulgados por e-mail a partir de 26/02/2007.